CUT PR > LISTAR NOTÍCIAS > DIREITO DO TRABALHADOR > EX-DIRIGENTES DA PIRELLI SÃO CONDENADOS POR MORTE DE 24 EMPREGADOS POR CÂNCER

Ex-dirigentes da Pirelli são condenados por morte de 24 empregados por câncer

17/07/2015

Tribunal aceitou tese do promotor Maurizio Ascione, que sustentava que mortes estavam vinculadas à presença de fibras de amianto nas fábricas nos anos 70 e 80

Escrito por: Agência EFE

Um tribunal de Milão (norte da Itália) condenou nesta quarta-feira (15/07) 11 ex-dirigentes da companhia Pirelli pela morte de 24 trabalhadores por conta de tumores contraídos pela exposição ao amianto em duas fábricas entre as décadas de 70 e 80.

Os ex-dirigentes foram acusados de homicídio culposo agravado e, em seu veredito, o juiz da VI Seção Penal do Tribunal, Raffaele Martorelli, os condenou em primeira instância a penas entre três e sete anos e oito meses de prisão, informou a imprensa local.

As duas instalações em questão fabricavam pneus e estavam localizadas em Milão.
O tribunal aceitou assim a tese do promotor Maurizio Ascione, que sustentava que ditas mortes por câncer estavam vinculadas à presença de fibras de amianto nessas fábricas.

A empresa anunciou posteriormente em comunicado que reconhecia "com pesar" a sentença e seus responsáveis manifestaram que "têm certeza de que os clientes atuaram corretamente em relação às acusações formuladas contra eles há mais de 25 anos, e serão apresentados recursos".

Além disso, o juiz condenou os acusados e a Pirelli Tyre Spa ao pagamento de uma indenização de 520 mil euros às partes do processo e ao ressarcimento dos danos sofridos, que deverão ser quantificados em sede civil.

A maior parte dos familiares das vítimas já tinha recebido uma indenização de forma paralela ao processo. 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual Somos fortes somos cut

R: João Manoel, 444 - Cep: 80510-250 - São Francisco - Curitiba/PR
Telefone (41) 3232-4649 - Fax (41) 3324-5106 - E-mail: cutpr@cutpr.org.br