CUT PR > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > BANCÁRIOS DE LONDRINA LANÇAM LIVRO QUE CONTA A HISTÓRIA DA ENTIDADE

Bancários de Londrina lançam livro que conta a história da entidade

08/08/2017

Cerimônia foi realizada na sexta-feira (4) na Câmara de Vereadores da cidade.

Escrito por: CUT-PR com informações de Armando Duarte Jr.

O Sindicato dos Bancários de Londrina e Região lançou nesta sexta-feira (4) o livro “Sindicato dos Bancários de Londrina e Região 60 anos – Uma história e muitas lutas”. A obra conta a trajetória da instituições nas últimas seis décadas e foi lançada em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores da cidade.

Participaram da atividade dirigentes sindicais bancários de Arapoti, Assis Chateubriand, Brasília, Cornélio Procópio, Paranavaí, vereadores, representantes das Regionais de bancos e outros convidados.

“É um sindicato de Luta que cria sua história no ramo bancário no estado do Paraná. Sua capacidade de organização e luta em defesa da categoria esse livro conta sua história de Luta são 60 anos de muitas batalhas em defesa dos trabalhadores parabéns a direção da entidade”, afirmou durante a cerimônia a presidenta da CUT, Regina Cruz.

O presidente da Fetec-CUT/PR, Júnior Cesar Dias, enalteceu o engajamento do Sindicato de Londrina na conquista de outras entidades do Estado que também passaram por intervenções da ditadura militar e lembrou que isso foi fundamental para criação, em Londrina, da própria Fetec, que atualmente está à frente da mobilização dos bancários e bancárias paranaenses.

A presidenta do Sindicato, Regiane Portieri, as dificuldades que a categoria enfrentou nestes anos todos, enfatizando a importância da organização da Classe Trabalhadora nos dias atuais diante de tantos ataques e mudanças que estão ocorrendo no País. “Estamos passando por um momento muito difícil e agora, mais do que nunca, temos que somar forças para vencer as dificuldades que estão se apresentando para assegurar a manutenção dos direitos, empregos e lutar por novas conquistas”, apontou Regiane.

A obra
O livro foi escrito pela jornalista Meire Bicudo e nas suas 186 páginas faz um resgate histórico do Sindicato, desde sua fundação, como Associação, com textos, documentos, fotos e imagens que marcaram as diversas lutas realizadas ao longo de seis décadas.

Tem também entrevistas com ex-presidentes, incluindo o primeiro a comandar a entidade, Vicente Honório de Almeida Neto, e Joaquim Borges Pinto, já falecido, que liderou a retomada do Sindicato após a intervenção da ditadura, em 1985.

 Em meio à história da organização da categoria em Londrina, a obra também lembra as greves marcantes que culminaram com o fim do trabalho aos sábados e a conquista de vários direitos.

O livro sobre os 60 anos do Sindicato de Londrina será distribuído nos próximos dias aos bancários e bancárias que atuam na base territorial da entidade.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual Somos fortes somos cut

R: João Manoel, 444 - Cep: 80510-250 - São Francisco - Curitiba/PR
Telefone (41) 3232-4649 - Fax (41) 3324-5106 - E-mail: cutpr@cutpr.org.br