CUT PR > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE LATERAL > MULHER, PODER E AUTONOMIA ECONÔMICA: O TEMA DAS CONFERENCIAS DAS MULHERES

Mulher, poder e autonomia econômica: o tema das conferencias das mulheres

03/10/2011

Confira as informações sobre as conferências municipais e estadual das mulheres

Escrito por: CUT-PR

Mulher, poder e autonomia econômica: o tema das conferencias das mulheresNesta quinta-feira (29) foi realizada, em Ventania, na região Centro Oriental do Paraná, a Conferência Municipal das Mulheres. O evento faz parte de um calendário de conferências que serão realizadas em diversos municípios do Estado que servem como preparação para a 3ª Conferência Estadual das Mulheres que terá como tema central a Mulher, Poder e Autonomia Econômica e ocorrerá em Curitiba na primeira quinzena de novembro.

“Estas conferências, além de levantar problemas e soluções locais, servem como espaço público de mobilização e conscientização das mulheres que lutam para cada vez mais ampliarem seus espaço na sociedade e diminuir as diferenças que ainda existem, sobretudo no mundo do trabalho”, avalia a secretária geral da Cut Marisa Stédille.

Para a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Regina Perpétua Cruz, apesar das mulheres terem em média mais tempo de estudo que os homens, elas ainda permanecem recebendo menos. “As mulheres também são a maioria no mercado informal. Precisamos nos organizar para irmos discutir a nossa pauta das mulheres trabalhadoras da Cut para acabar com esta diferença que não tem a menor lógica e as conferências são um espaço para abrir este debate com as outras organizações de mulheres feministas do nosso estado.”, explica Regina.

Na pauta da conferência temas como a construção de creches por parte do poder público para que as mães tenham tranqüilidade para trabalhar, tolerância zero com casos de violência contra a mulher e a criação de uma secretária para a criação de políticas públicas efetivas também prometem movimentar o debate. “É inadmissível que ainda não tenhamos uma secretaria específica para a mulher em nosso Estado. Sem o poder regulatório e de fiscalização do Estado, o discurso político se esvazia rapidamente”, concluiu Regina.

Veja a lista das conferências já programadas e suas respectivas datas:


03/10 - Curitiba
05/10 - Fazenda Rio Grande
07/10 - Guarapuava – Foz do Iguaçu e Cambe.
08/10 - Pinhais
05/10 – Francisco Beltrão
15/10 - Maringá
11/12/11 Conferência Estadual de Politicas para as Mulheres.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual Somos fortes somos cut

R: João Manoel, 444 - Cep: 80510-250 - São Francisco - Curitiba/PR
Telefone (41) 3232-4649 - Fax (41) 3324-5106 - E-mail: cutpr@cutpr.org.br