CUT PR > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > BANCÁRIOS DO PARANÁ APONTAM PRIORIDADES PARA 2018

Bancários do Paraná apontam prioridades para 2018

02/05/2018

Conferência Estadual contou com participação de aproximadamente 250 representantes da categoria

Escrito por: João Marcelo B. Cardoso / SEEB Curitiba

Reconhecendo que a Campanha Nacional 2018 será diferenciada dos últimos 50 anos, os trabalhadores reunidos na 20° Conferência Estadual dos Bancários do Paraná se comprometeram com a resistência e o enfrentamento, haja vista que os impactos da reforma trabalhista afetarão profundamente a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Os temas discutidos no encontro, que aconteceu nos dias 28 e 29 de abril, em Curitiba apresentaram a trajetória do movimento sindical da categoria e apontaram para novos rumos diante da incerteza política que se instalou no País.

Após as análises econômicas e de conjuntura, seguidas de seus respectivos debates, os bancários reuniram-se em Grupos de Trabalho (GTs) para discussão das questões específicas de cada banco a serem levadas aos fóruns apropriados, bem como a escolha dos delegados para os seguintes eventos. A Conferência contou com participação de aproximadamente 250 delegados e dirigentes sindicais de todo o estado.

A Conferência Estadual dos Bancários é uma das etapas iniciais na construção da nossa campanha nacional, que debate todos os itens, não apenas as questões econômicas mas, sobretudo, tambem as cláusulas que representam os interesses dos bancários, segundo o presidente do Sindicato, Elias Jordão. "daqui saímos com uma proposta para o encontro nacional. entendemos que isso ainda não é o suficiente, pois compreendo a mobilização da categoria como fundamental para o alcance dos objetivos pretendidos."


Ponto marcante no encontro, os trabalhos realizados nos GTs movimentaram ainda mais os participantes. O tema Saúde foi recorrente e incluso em pauta por todos os representantes, em suas mesas específicas. Durante a Conferência também foram escolhidos os delegados para a 20ª Conferência Nacional da categoria, marcada para o período de 08 a 10 de junho, em São Paulo, que define a minuta geral de reivindicações da Campanha Nacional 2018.

“Temos consciência do cenário em que estamos inseridos. Vamos brigar até o último instante para permanecer com a nossa Convenção Coletiva de Trabalho e os nossos aditivos, e avançar ainda mais”, disse Denner Halama, diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, enfatizando o enfrentamento a ser realizado com base na Reforma Trabalhista, que afeta diretamente 43 cláusulas da CCT.

Eleições 2018


O tema Eleições 2018 também permaneceu entre as explanações finais da Conferência. As discussões sobre o tema ressaltaram o poder do voto dos bancários, que deverá ser dado aos candidatos comprometidos com a pauta da categoria e os projetos da classe trabalhadora.

“As eleições são decisivas na vida do trabalhador, pois há candidatos que defendem as privatizações dos bancos públicos e a retirada dos direitos previdenciários, por exemplo. Temos que estar muito atentos a isso e realizar uma campanha salarial forte e engajada com candidatos comprometidos com os bancários”, disse Juvandia Moreira Leite, presidente da Contraf-CUT.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual Somos fortes somos cut

R: João Manoel, 444 - Cep: 80510-250 - São Francisco - Curitiba/PR
Telefone (41) 3232-4649 - Fax (41) 3324-5106 - E-mail: cutpr@cutpr.org.br