CUT PR > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > BANCÁRIOS DO PARANÁ DISCUTEM CALENDÁRIO DE LUTAS PARA 2018

Bancários do Paraná discutem calendário de lutas para 2018

23/02/2018

Reunião da diretoria executiva da Fetec-CUT-PR prepara contribuições para o Comando Nacional.

Escrito por: Contraf-CUT

A diretoria executiva da Federação dos Trabalhadores de Empresas de Créditos do Paraná (Fetec-CUT-PR) debateu nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, em Londrina, o calendário de lutas da categoria em 2018. A reunião tirou contribuições a serem apresentadas na reunião do Comando Nacional dos Bancários, que acontecerá no dia 28 de março, em São Paulo.

“É importante destacar que reuniões como essa estão acontecendo em todo o país. Elas são fundamentais para que sejam levadas até às bases as discussões de atividades realizadas em todo o território nacional. Mas, também para que o Comando Nacional esteja antenado às reivindicações que vem direto das bases sindicais, das agências bancárias e outros locais de trabalho. Dessa forma, garantimos a manutenção da unidade nacional da categoria em torno da luta e necessidades dos trabalhadores”, explicou Roberto Von der Osten, presidente da Contraf-CUT.

Perda de direitos
A luta em defesa da democracia e os ataques aos direitos dos trabalhadores ganhou destaque na reunião. “O assunto por si só já é muito importante. Mas, o debate sobre esse tema é fundamental para mostrar ao trabalhador, que está preocupado com seu dia a dia de trabalho e o pagamento no final do mês, que defender a democracia também é defender o direito de reivindicar melhores condições de trabalho, aumento de salário e a manutenção de todos os direitos que conquistamos depois de décadas de lutas”, afirmou o presidente da Contraf-CUT.

“Os banqueiros não nos deram vale-refeição e alimentação, não nos deram a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e não nos dão aumentos salariais porque são bonzinhos. Nós tivemos que lutar, e muito, por estas conquistas. Agora, podem nos tirar tudo isso e, sem democracia, se reclamarmos ainda podemos ser punidos por reclamar. Teremos que aceitar toda a exploração e ficar quietos”, explicou Von der Osten. “Por isso é tão importante debater e defendermos a democracia”, completou.

A reunião definiu que a categoria deve participar do Fórum Social Mundial, que acontece entre 13 e 17 de março, em Salvador (BA) para defender a democracia e manutenção de direitos dos trabalhadores de todo o mundo e, especificamente, dos brasileiros, que sofrem forte ataque do governo Temer.

5º Congresso da Contraf-CUT
Outro tema que recebeu destaque na reunião foi o 5º Congresso da Contraf-CUT, que acontecerá entre os dias 06 a 08 de abril, onde serão definidos o plano de luta da Contraf-CUT pelos próximos três anos e eleita a nova direção da entidade.

Dia Internacional da Mulher
A executiva da Fetec-CUT-PR também aprovou a realização de um Encontro Estadual de Mulheres no dia 23 de fevereiro, para organizar a participação nas atividades do Mês da Mulher, em especial no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual Somos fortes somos cut

R: João Manoel, 444 - Cep: 80510-250 - São Francisco - Curitiba/PR
Telefone (41) 3232-4649 - Fax (41) 3324-5106 - E-mail: cutpr@cutpr.org.br